HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Relíquias de São Vicente Pallotti peregrinam pelo Brasil

Para comemorar os 50 anos da canonização de São Vicente Pallotti, a Congregação dos Padres Palotinosno Brasil organizou a peregrinação das relíquias do seu santo fundador. 

A peregrinação começou no dia 20 de janeiro de 2012 e continua até 20 de janeiro de 2013, ocasião em que se recorda a data da canonização do santo ocorrida em 1963.

Para percorrer as comunidades palotinas do Brasil foi projetado um relicário pelo artista sacro Cláudio Pastro. O relicário consta de um fragmento do corpo de São Vicente, especificamente, do osso do dedo da mão e uma estola que pertenceu ao santo.

O reitor provincial de São Paulo, padre José Elias Fadul, citou em mensagem no site da peregrinação que o relicário em formato de uma arca, embora não seja mais comum nos últimos séculos, foi bastante utilizado pela Igreja e explica o porquê dessa apresentação.

"O relicário em formato de arca evoca a própria História da Salvação. Noé construiu a Arca, que abrigou o povo que deu início a uma nova humanidade lavada do pecado. A Arca da Aliança, que abrigou as Pedras da Lei e acompanhou o Povo de Deus pelo deserto a caminho da Terra Prometida, que depois entrou triunfante em Jericó e foi conservada para ser definitivamente abrigada no templo de Salomão. Após o período dos Reis, quando o povo viveu um obscuro tempo de exílio, perseguições e diáspora, a Arca da Aliança desapareceu, mas o resto de Israel que conservou, a duras provas, a fé nas promessas feitas a Abraão, cultivou a linhagem de Davi, donde brotou a mais perfeita mulher, Maria, a Arca da Nova Aliança, cujo seio trouxe ao mundo, o Messias Salvador".

A relíquia atualmente visita a Arquidiocese de Campo Grande (MS). O relicário deve ficar durante a primeira semana do mês passando pelas diversas paróquias e comunidades da arquidiocese.

O vigário paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia, padre Augusto Martins de Barros, fala sobre a expectativa da primeira paróquia da arquidiocese a receber a relíquia.   

"As relíquias estão percorrendo o Mato Grosso do Sul e hoje (31) chega a Campo Grande na paróquia Santa Rita de Cássia. Estamos muito motivados, as pessoas sentem-se tocadas por poder ter a chance de tocarem em algo que pertenceu ao santo". 

Amanhã (01), a paróquia terá duas celebrações com a presença da arca contendo as relíquias. A primeira missa acontece às 6h e a segunda às 19h30, com a presença do arcebispo metropolitano, Dom Dimas Lara Barbosa.

Para padre Augusto, São Vicente foi um santo que dedicou sua vida para a evangelização dos leigos, para criar a consciência da importância do papel do leigo na Igreja.

O vigário lembrou ainda que o papa João XXIII foi muito devoto de São Vicente e canonizou o santo durante o Concílio Vaticano II, evento histórico que modificou a ação da Igreja, valorizando especialmente a presença e a participação do leigo na evangelização.  

"A peregrinação do relicário pelo território nacional é a Igreja Peregrina neste mundo em direção à pátria definitiva. O relicário quer ser um símbolo do Ano Jubilar Palotino, que convida as pessoas à oração, à adoração da Trindade e a acreditar que a Fé Cristã se baseia na Caridade de Cristo que nos impele", celebra padre José Fadul. 

A Comissão Família Palotina em Festa criou um site especialmente para a ocasião da visita das relíquias ao Brasil. Na página podem ser encontrados diversos materiais, vídeos, músicas, a história de São Vicente Pallotti, explicações sobre a peregrinação e a agenda no Brasil.

Foto: arquivo Palotinos.