
10 curiosidades marcantes sobre a Basílica de Aparecida para turistas
A Basílica de Aparecida não é somente um símbolo imponente e inconfundível da fé católica. É, também, um local...
Para comemorar os 50 anos da canonização de São Vicente Pallotti, a Congregação dos Padres Palotinosno Brasil organizou a peregrinação das relíquias do seu santo fundador.
A peregrinação começou no dia 20 de janeiro de 2012 e continua até 20 de janeiro de 2013, ocasião em que se recorda a data da canonização do santo ocorrida em 1963.
Para percorrer as comunidades palotinas do Brasil foi projetado um relicário pelo artista sacro Cláudio Pastro. O relicário consta de um fragmento do corpo de São Vicente, especificamente, do osso do dedo da mão e uma estola que pertenceu ao santo.
O reitor provincial de São Paulo, padre José Elias Fadul, citou em mensagem no site da peregrinação que o relicário em formato de uma arca, embora não seja mais comum nos últimos séculos, foi bastante utilizado pela Igreja e explica o porquê dessa apresentação.
"O relicário em formato de arca evoca a própria História da Salvação. Noé construiu a Arca, que abrigou o povo que deu início a uma nova humanidade lavada do pecado. A Arca da Aliança, que abrigou as Pedras da Lei e acompanhou o Povo de Deus pelo deserto a caminho da Terra Prometida, que depois entrou triunfante em Jericó e foi conservada para ser definitivamente abrigada no templo de Salomão. Após o período dos Reis, quando o povo viveu um obscuro tempo de exílio, perseguições e diáspora, a Arca da Aliança desapareceu, mas o resto de Israel que conservou, a duras provas, a fé nas promessas feitas a Abraão, cultivou a linhagem de Davi, donde brotou a mais perfeita mulher, Maria, a Arca da Nova Aliança, cujo seio trouxe ao mundo, o Messias Salvador".
A relíquia atualmente visita a Arquidiocese de Campo Grande (MS). O relicário deve ficar durante a primeira semana do mês passando pelas diversas paróquias e comunidades da arquidiocese.
O vigário paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia, padre Augusto Martins de Barros, fala sobre a expectativa da primeira paróquia da arquidiocese a receber a relíquia.
"As relíquias estão percorrendo o Mato Grosso do Sul e hoje (31) chega a Campo Grande na paróquia Santa Rita de Cássia. Estamos muito motivados, as pessoas sentem-se tocadas por poder ter a chance de tocarem em algo que pertenceu ao santo".
Amanhã (01), a paróquia terá duas celebrações com a presença da arca contendo as relíquias. A primeira missa acontece às 6h e a segunda às 19h30, com a presença do arcebispo metropolitano, Dom Dimas Lara Barbosa.
Para padre Augusto, São Vicente foi um santo que dedicou sua vida para a evangelização dos leigos, para criar a consciência da importância do papel do leigo na Igreja.
O vigário lembrou ainda que o papa João XXIII foi muito devoto de São Vicente e canonizou o santo durante o Concílio Vaticano II, evento histórico que modificou a ação da Igreja, valorizando especialmente a presença e a participação do leigo na evangelização.
"A peregrinação do relicário pelo território nacional é a Igreja Peregrina neste mundo em direção à pátria definitiva. O relicário quer ser um símbolo do Ano Jubilar Palotino, que convida as pessoas à oração, à adoração da Trindade e a acreditar que a Fé Cristã se baseia na Caridade de Cristo que nos impele", celebra padre José Fadul.
A Comissão Família Palotina em Festa criou um site especialmente para a ocasião da visita das relíquias ao Brasil. Na página podem ser encontrados diversos materiais, vídeos, músicas, a história de São Vicente Pallotti, explicações sobre a peregrinação e a agenda no Brasil.
Foto: arquivo Palotinos.
A Basílica de Aparecida não é somente um símbolo imponente e inconfundível da fé católica. É, também, um local...
Francisco Inácio Vincenzo Peis, o segundo de nove irmãos, nasceu na cidade de Láconi, Itália, no dia 17 de novembro...
Neste dia, lembramos um grande santo que nasceu na Itália, no ano de 1389, cujo nome de batismo era Antônio (e que...
Com grande alegria, lembramos São Máximo, bispo de Jerusalém, que entrou para o Martirológio Romano por causa de...
Fique sempre informado com nossa newsletter! Cadastre-se!