HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Retiro Vocacional em Aparecida atrai jovens para discernir a vocação

Vocação acertada: futuro feliz! Essa frase célebre do Padre Zezinho lembra o valor de uma escolha bem feita. A palavra vocação significa chamado.O ser humano é chamado a desenvolver-se como pessoa em todas as suas dimensões.

Trabalhando nesse sentido, os Missionários Redentoristas da Província de São Paulo, irão realizar de 29 de junho a 01 de julho, o Retiro Vocacional Redentorista na Casa da Pedrinha em Guaratinguetá (SP), uma oportunidade para que o jovem possa descobrir a sua vocação.

A equipe espera receber aproximadamente 45 rapazes para o retiro. O encontro começa na sexta-feira (29) às 18h no Seminário Santo Afonso e depois os jovens devem ir para o sítio Casa da Pedrinha, para continuarem o retiro nos dois dias seguintes.

Segundo o Missionário Redentorista, Irmão Ernesto Coelho, os jovens que irão participar do retiro poderão fazer uma experiência de intimidade com Deus para discernir sobre a vocação.

“O retiro vocacional tem como objetivo ajudar o jovem a fazer uma experiência de Deus. A partir dessa experiência ele poderá descobrir a missão pela qual Deus o chama. Essa descoberta ele a faz na relação íntima com Deus”.

O chamado à vida consagrada ou sacerdotal acontece quando um forte apelo para dedicar-se totalmente a Deus e um crescente interesse pela vida comunitária surge na vida do jovem, conforme esclarece o Missionário Redentorista.  

“Tanto para a vida consagrada (irmãs e irmãos) quanto para a sacerdotal (padres) o (a) jovem,  sente dentro de si um apelo forte em ser só de Deus. Por causa de Deus abre mão de tudo. Essa paixão por Deus ocupa todo espaço no coração do (a) jovem e Deus passa ser para ele (a) o único motivo da sua vida. Por isso um (a) jovem destinado (a) à vida consagrada – sacerdotal destaca-se na comunidade, na família, na escola, na empresa pelo interesse pelas coisas de Deus, como a oração, a caridade, compaixão pelos que sofrem, participação da Eucaristia, grupos de jovens, enfim, tudo o que é de Deus ele (a) assume de corpo e alma. O vocacionado (a) tem uma percepção diferente da realidade onde vive. Ele (a) percebe os apelos de Deus nas realidades de sofrimento do povo de maneira diferente dos demais”.

Para o irmão Ernesto, a resposta a esse chamado exige do jovem um compromisso constante com a oração e o cultivo da fé.

“Santo Afonso dizia que, depois do batismo, a maior graça é a graça da vocação. Quando plantamos uma semente precisamos regar todos os dias para que ela germine. Depois que nasce, mesmo assim, precisamos cuidar para que ervas daninhas não a sufoquem, como fala Jesus no evangelho. A vocação é assim também. Deus nos dá essa graça, presente, dom, mas, se abandonarmos a oração, Eucaristia, os pobres, atos de caridade, participação na vida da comunidade essa graça desaparece e a vida se torna vazia e sem sentido. Deus nos dá a graça da vocação, porém, cabe a nós, cuidar, cultivar, aumentar, multiplicar esse dom de Deus em nós”.

Os jovens que irão participar deste retiro poderão conhecer e aprofundar o carisma da Congregação do Santíssimo Redentor. Cultivar o carisma redentorista é colocar a vida a serviço da redenção.

“Redentorista vem de Redentor. Redentor é Jesus Cristo. O Redentorista é a continuidade de Cristo Redentor. Redentor é redimir, resgatar. Cristo resgatou a humanidade  pagando um preço altíssimo; a própria vida. Ele nos chama para colocar a vida a serviço da redenção. Ser Redentorista é ir ao encontro dos que sofrem e resgatar a esperança, alegria, a fé, a motivação das pessoas que perderam o sentido da vida. Isso é ser Redentorista”, finaliza Irmão Ernesto.

O papa Bento XVI na mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações de 2011 comentou a responsabilidade de cada Igreja local na animação vocacional.

“É preciso que cada Igreja local se torne cada vez mais sensível e atenta à pastoral vocacional, educando a nível familiar, paroquial e associativo, sobretudo os adolescentes e os jovens – como Jesus fez com os discípulos – para maturarem uma amizade genuína e afetuosa com o Senhor, cultivada na oração pessoal e litúrgica; para aprenderem a escuta atenta e frutuosa da Palavra de Deus, através de uma familiaridade crescente com as Sagradas Escrituras; para compreenderem que entrar na vontade de Deus não aniquila nem destrói a pessoa, mas permite descobrir e seguir a verdade mais profunda de si mesmos; para viverem a gratuidade e a fraternidade nas relações com os outros, porque só abrindo-se ao amor de Deus é que se encontra a verdadeira alegria e a plena realização das próprias aspirações.”

Para mais informações sobre o retiro basta entrar em contato com o e-mail: vocacional@a12.com.