
10 curiosidades marcantes sobre a Basílica de Aparecida para turistas
A Basílica de Aparecida não é somente um símbolo imponente e inconfundível da fé católica. É, também, um local...
D. Manuel Pelino, bispo de Santarém, afirmou na sua mensagem de Natal que é necessário cuidar “da alegria e da união de todos” e promover os valores natalícios num período de dificuldades sociais e económicas.
“Em vez de lamentarmos estas situações, demos o contributo para as ultrapassar colaborando com gestos quotidianos de atenção, apreço, disponibilidade e solidariedade para uma maior união e alegria entre todos”, escreve o prelado.
Na mensagem ‘Precisamos de Deus e precisamos uns dos outros’, divulgada na página da diocese na internet, D. Manuel Pelino Domingues observa que os votos que se fazem nesta quadra “lembram a missão de os desenvolver na vida e difundir na sociedade”.
“Não permaneçamos nos bons desejos. Cuidemos uns dos outros com palavras e gestos de apreço e apoio”, exorta D. Manuel Pelino Domingues que assinala casos concretos como os “da alegria e da união de todos” a começar na família; o “acolhimento e companhia aos idosos”; “a esperança e fortaleza dos jovens” e “a ternura e apoio às crianças”.
“Apesar das provações e dificuldades, procuremos viver este acontecimento como tempo de encontro com Deus, com a família, com os amigos, com toda a gente. Que o nosso coração seja mais acolhedor, prestemos mais atenção aos outros, vivamos com maior simplicidade e partilha”, acrescenta.
O prelado interroga-se sobre como se poderá “viver mais intensamente o espírito de Natal e irradiá-lo” e explica que “primeiramente” é preciso ir à “fonte do Natal, contemplando e aprofundando o mistério que lhe deu origem e no qual se sustentam os valores natalícios”.
“Saibamos encontrar, na dispersão das nossas vidas e na superficialidade do mundo, momentos e espaços de meditação e espiritualidade para alcançarmos a sabedoria e a paz”, desenvolve o documento, que convida a contemplar o “mistério da Incarnação”, Jesus que se fez “homem” para todos “elevar na dignidade, na fraternidade e na santidade”.
Hoje Jesus também pede ajuda para que o “reino de paz, justiça e reconciliação cresça entre os homens”, explica o bispo de Santarém, que considera que sem “a luz da fé” se vive sem esperança, com o risco do “individualismo, solidão” e “mesquinhez”.
A Basílica de Aparecida não é somente um símbolo imponente e inconfundível da fé católica. É, também, um local...
Francisco Inácio Vincenzo Peis, o segundo de nove irmãos, nasceu na cidade de Láconi, Itália, no dia 17 de novembro...
Neste dia, lembramos um grande santo que nasceu na Itália, no ano de 1389, cujo nome de batismo era Antônio (e que...
Com grande alegria, lembramos São Máximo, bispo de Jerusalém, que entrou para o Martirológio Romano por causa de...
Fique sempre informado com nossa newsletter! Cadastre-se!