Férias de julho em Aparecida do Norte. Conheça as 5 principais atrações
Hoje vamos conhecer 5 incríveis atrações em Aparecida para você aproveitar as férias de julho com sua família e...
Ao longo dos anos, Aparecida do Norte cresceu e se fortaleceu como cidade. Nesse sentido, seu pilar principal é a fé e devoção baseadas no turismo religioso. Repleta de história e simbolismo, essa localidade do interior de São Paulo possui algo especial. Sua aura transcende o que podemos enxergar e compreender como seres humanos.
Assim, Aparecida do Norte é referência e exemplo não apenas para outras cidades brasileiras, mas também para o mundo todo! E é claro que o desenvolvimento e amadurecimento da cidade se deram com o passar do tempo.
Porém, desde seus primórdios ela carrega elementos que permitiram sua evolução. E o turismo religioso exerceu um papel importante nessa transformação! Por isso, veja a seguir um panorama geral de como Aparecida do Norte se tornou uma fonte de esperança para milhões de pessoas que a visitam.
Aparecida do Norte, ou simplesmente Aparecida, está localizada no Vale do Paraíba Paulista. Ela fica a uma distância de 170 quilômetros da capital de São Paulo. Sua população é de cerca de 36 mil habitantes, no entanto, a cidade recebe quase nove milhões de turistas por ano!
A fundação de Aparecida está diretamente relacionada à fé! Antes mesmo de a cidade existir, um milagre deu início a tudo. Em 1717, o conde Dom Pedro de Almeida estava visitando a região, passando mais especificamente pela Vila de Guaratinguetá.
Dessa forma, a população decidiu homenagear a autoridade. Para isso, os pescadores foram ao Rio Paraíba do Sul com seus barcos. A ideia era pescar a maior quantidade possível de peixes, que seriam servidos em um grande jantar.
Só que, depois de várias tentativas, nenhum peixe foi pescado. Desesperado e sem saber o que fazer, o pescador João Alves lançou a rede novamente. Ele conseguiu pegar alguma coisa…, mas não eram peixes. Era o corpo da imagem de Nossa Senhora!
A imagem, sem a cabeça, foi enrolada em um lençol. Depois, João Alves voltou a lançar a rede no rio. E, como em um milagre, uma quantidade enorme de peixes apareceu no rio. Assim, elas encheram as redes de todos os pescadores.
A partir daí, a localidade passou a ser sinônimo de fé e devoção. E assim deu-se início a construção da primeira Basílica, conhecida até hoje como Basílica Velha. Era o começo do turismo religioso em Aparecida do Norte.
Em 1842 foi criada a freguesia Aparecida, que era subordinada a Guaratinguetá. Mas, com o avanço do turismo religioso, Aparecida se emancipou. Isso ocorreu em 1928, por meio de uma lei estadual.
Sem dúvidas a grande atração de Aparecida é o Santuário Nacional. Construído em 1955, passou a abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Assim, representou um marco para a cidade e para todo o Brasil.
O Santuário Nacional está entre os maiores templos católicos do mundo e também é um dos mais visitados. Ao redor do Santuário, existem outras construções marcantes, que contribuíram para o crescimento de Aparecida e seu turismo religioso.
Não podemos deixar de citar, por exemplo, a Passarela da Fé, o Teleférico, o Museu Nossa Senhora Aparecida, as diversas capelas e até mesmo a Basílica Velha, que segue aberta para visitação.
Enfim, Aparecida exerce papel fundamental para o turismo religioso do povo e para a história brasileira. Além da fé, a cidade movimenta a economia. E isso é importante para a sobrevivência de muitos trabalhadores, de forma direta ou indireta.
Aqui no nosso blog, nós do Hotel Santo Graal sempre destacamos a importância de Aparecida e do Santuário Nacional. Por isso, indicamos a leitura de outros artigos, especialmente se você deseja conhecer mais a cidade e sua estrutura:
Se você tem o sonho de visitar Aparecida e fazer turismo religioso, conheça também a estrutura oferecida pelo Hotel Santo Graal. Oferecemos espaços incríveis para você aproveitar ao máximo a sua estadia nesta cidade de fé! Entre em contato conosco e saiba mais!