HOTEL
SANTO GRAAL
Aparecida | SP

Movimento mobiliza entidades para ‘Dia Internacional de Luta contra Barragens’

No próximo dia 14 de março diversas entidades ligadas ao Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) irão realizar um dia de luta contra as barragens, as tradicionais represas artificiais.

A luta é marcada pela denúncia do “modelo energético atual que tem causado graves consequências sociais, econômicas, culturais e ambientais”, diz nota do movimento que atua na defesa dos povos e famílias que sofrem com a construção de barragens no Brasil.

O dia é comemorado desde 1997, quando o país sediou o 1º Encontro Internacional dos Atingidos por Barragens.

Em 2013, o encontro terá como tema ‘Dia internacional de luta contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida!’.

Segundo o MAB a manifestação não é uma luta das populações que são atingidas pelas barragens, mas também de todo o povo brasileiro.

“Cada vez mais nosso compromisso é de nos organizarmos e de nos inserirmos nas lutas contra as transnacionais, pelos direitos dos trabalhadores, na defesa dos rios, da água e da vida. Portanto, essa luta não é apenas da população atingida pelos lagos, pois todo o povo é atingido pelas altas tarifas da energia, pela privatização da água e da energia, pelo dinheiro público investido em obras privadas”.

A comemoração desse ano lançará como proposta a criação de uma Política Nacional de Direitos dos Atingidos por Barragens, para fortalecer a luta “por um outro modelo energético e para avançar nas ações conjuntas entre os trabalhadores do campo e da cidade”.

Um encontro nacional do movimento em São Paulo de 3 a 7 de junho, pretende reunir cerca de cinco mil representantes.

O movimento está presente em 17 estados brasileiros.